Inteligência Empresarial

Serviços de Informação & Inteligência


Serviços de Inteligência são serviços de informação e levantamento de informações de negócios que auxiliam na tomada de decisões ou na solução de casos complexos com due diligences investigativas de parceiros de negócios e checagem de antecedentes para a prevenção de fraudes e mitigação de riscos.

É pesquisa pré-contratual para identificação de ameaças e prevenção de fraudes e consultoria técnica e investigativa em apoio a litígios.

O serviço de Informação ajuda na definição de estratégias. E a Inteligência acionável ajuda nas ações táticas.

A atividade de Inteligência empresarial é ferramenta de gestão de riscos corporativos, compliance anticorrupção e suporte em disputas. São serviços de Inteligência em auditorias investigativas.

Montax aproveita a experiência adquirida no atendimento de vários clientes e explora um Briefing secreto para alertar corporações acerca de ameaças e acessar informação estratégica em disputas & litígios.

Utilizamos fontes abertas de Inteligência (OSINT) e fontes humanas de Inteligência (HUMINT) porque legais e éticas.

Os Relatórios de Inteligência da Montax ajudam empresas em negócios arriscados, causas complexas, disputas societárias e localização de pessoas, empresas e bens para recuperação de ativos.

 

 

 

Prevenção de Ameaças Reais (Segurança de Negócios)


Fraudes são as principais ameaças às corporações. Fraudes praticadas por clientes, fornecedores e até mesmo colaboradores diminuem o lucro e podem impactar até mesmo na existência da organização.

Auxiliamos corporações a conhecer melhor os Atores (pessoas e organizações) com as quais pretendem fechar negócio.

Ajudamos o Compliance das empresas a superar desafios legais, de mitigação dos riscos e ameaças de fraudes.

São soluções de segurança de negócios com modernas técnicas de gestão de riscos de negócios e due diligences investigativas para verificação da reputação dos vários stakeholders.

Serviços anti-fraude e anticorrupção custam pouco se comparados ao valor do negócio e importância do assunto.

Due diligences investigativas são imprescindíveis em negócios valiosos ou arriscados.

Verificamos a reputação dos contratantes, sejam fornecedores sejam candidatos a cargos de colaborador. Monitoramos patentes, programas de computador e o ativo mais valioso de sua empresa, a marca.

Realizamos investigações de concorrência desleal (roubo de segredo industrial).

 

 

 

Compliance & Mitigação de Riscos


Compliance & Mitigação de riscos é atividade de Inteligência empresarial com enfoque na fiscalização interna da companhia em conformidade às leis, para reduzir riscos de ações legais.

Processos judiciais e administrativos de execuções fiscais, reclamações trabalhistas e multas ambientais causam danos à imagem corporativa e comprometem o funcionamento da organização.

Compliance é consultoria de risco para regulação do ambiente interno da organização.

É pesquisa de antecedentes criminais para recursos humanos preventivos (background checks) e auditorias preventivas de sonegação fiscal, corrupção (suborno), “lavagem” de dinheiro, prevenção de fraudes internas e externas (estelionato), fraudes fiscais, trabalhistas e previdenciárias e eventuais conflitos de interesse.

São funções para prevenção ou diminuição do passivo decorrente de infração às normas legais e contábeis da companhia.

Montax auxilia corporações na definição de políticas de governança corporativa e aprendizado acerca das ações de segurança com Relatórios de Inteligência sobre colaboradores e demais participantes do mercado – principalmente fornecedores – e treinamento de colaboradores de níveis estratégico, tático e operacional em programas de ética corporativa, canais de denúncia anônima e prevenção de infração à legislação, especialmente:

Consolidação das Leis do Trabalho, normas que se não observadas causam grande impacto nos recursos financeiros das organizações no Brasil. Levando em conta todos os direitos trabalhistas e encargos sociais, o custo de um empregado no Brasil é na razão de aproximadamente 100% do salário base por ele recebido, o recrutamento de colaboradores desonestos ou sem capacidade técnica comprovada ou o eventual inadimplemento correto de verbas trabalhistas com artimanhas jurídicas e contábeis pode mascarar despesas fixas e gerar passivo futuro de difícil avaliação contábil.

Lei 12.846/2013 ou Lei Anticorrupção do Brasil, que “Dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, e dá outras providências”, impõe de forma clara e objetiva penalidades administrativas às organizações que praticarem atos de corrupção, suborno e fraudes fiscais, contábeis e financeiras contra a Administração pública, nela comprendidos os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Essa lei inovou ao prever o Acordo de Leniência celebrado entre a autoridade máxima de cada órgão da Administração pública e o(s) infrator(es) para isentar a organização da publicação extraordinária das punições e da proibição de receber incentivos, subsídios, subvenções, doações ou empréstimos de órgãos ou entidades públicas e de instituições financeiras públicas ou controladas pelo poder público, pelo prazo mínimo de 1 (um) e máximo de 5 (cinco) anos aplicada pela Controladoria-Geral da União (CGU), sem prejuízo da reparação dos danos civis e outras penalidades administrativas do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Banco Central do Brasil (BCB) ou ações penais contra os diretores de iniciativa do Ministério Público por crimes comuns ou outros previstos na Lei das Licitações. A contratação de empresas de consultoria de risco como a Montax diminui os riscos de ações legais contras as companhias e aumenta as chances de sucesso nessas ações e de Acordos de Leniência mais satisfatórios.

Lei 8.666/1993 ou Lei das Licitações, que “institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências” e, na parte das “Sanções Administrativas” e “Dos Crimes e das Penas” – que interessa para fins de compliance e mitigação de riscos -, sujeita empresas licitantes às penas de multa, rescisão do contrato, impedimento legal para participar de novas licitações e celebrar novos contratos e detenção de até 6 anos. A Lei das Licitações não perdeu validade nem tampouco eficácia ante a recente Lei Anticorrupção do Brasil.

Foreign Corrupt Practices Act of 1977 (FCPA) ou Lei contra as Práticas de Corrupção em Países Estrangeiros, lei federal estadunidense que pune rigorosamente organizações e diretores de empresas que tenham ações listadas nas Bolsas de Valores dos EUA, nacionais ou estrangeiras, pela prática comprovada de crimes de corrupção ou fraudes fiscais e financeiras no exterior. Essa lei tem como escopo a transparência para evitar manipulações contábeis que possam mascarar a real situação financeira da companhia e afugentar investidores – mesmo escopo da Lei Sarbanes-Oxley (Sarbox ou SOX) anti-fraude em registros contábeis – e reduzir a concorrência desleal na indústria por meio de corrupção por atos de suborno e fraude em licitações. Exemplo: A Petrobrás é sociedade anônima aberta com ações nas Bolsas de Valores tanto do Brasil quanto dos EUA e, se comprovado que seus diretores praticaram fraude ou corrupção no Brasil, pode ser punida com multas aplicadas pela Securities and Exchange Commission (SEC) – a Comissão de Valores Mobiliários - e os Departamentos de Justiça e do Tesouro dos EUA. A FCPA é comumente aplicada às empresas dos EUA cujos diretores e demais funcionários subornaram servidores públicos nos países estrangeiros onde têm filiais, subsidiárias e empresas integrantes do mesmo Grupo econômico para vencer licitações e vender produtos e serviços. A FCPA pode ser aplicada conjuntamente com a Racketeer Influenced and Corrupt Organizations Act of 1970 (RICO) ou Lei de Combate às Atividades Ligadas ao Crime Organizado, atingindo diretores tanto de companhias dos EUA quanto do Brasil lá investigados.

Foreign Account Tax Compliance Act (FATCA) ou Lei de Compliance Tributário Em Conta no Exterior, lei federal estadunidense que obriga pessoas e organizações dos EUA com filiais no exterior a informar à Receita Federal dos EUA todas as receitas e rendimentos obtidos no exterior, bem como a listagem de clientes estadunidenses das companhias. Essa lei tem como escopo evitar a evasão de divisas, dificultar a sonegação fiscal e “lavagem” e ocultação de bens, direitos e valores.

UK Bribery Act ou Lei do Suborno do Reino Unido é conhecida como a "a mais dura legislação anti-corrupção no mundo" porque pune com a extinção toda e qualquer organização que tenha qualquer conexão com o Reino Unido por atos de suborno ou corrupção praticados em qualquer lugar do planeta. Apesar de rigorosa, essa lei é de difícil eficácia devido a falta de fiscalização do Reino Unido ao redor do mundo.

 

 

 

Inteligência Competitiva (IC)


Inteligência Competitiva (IC) é a Atividade de Inteligência aplicada ao mundo corporativo.

Montax realiza o monitoramento da concorrência e demais stakeholders para identificação de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças à organização (Análise SWOT).

São ações de Inteligência de mercado e de negócios como elaboração e implementação de estratégias de marketing, identificação de potenciais clientes, canais de distribuição e dos verdadeiros tomadores de decisões.

A Montax identifica as estratégias bem-sucedidas de seus concorrentes.

E a Inteligência empresarial funciona tanto no aumento das vendas e o sucesso do negócio quanto na prevenção de fraudes e solução de litígios.

 

 

 

Contraespionagem Corporativa


Monitoramos adversários e concorrentes para neutralizar eventuais ações adversas como a captação da clientela, recrutamento de funcionários-chave, imitação de produtos e serviços, acesso não autorizado à informação estratégica da companhia ou mesmo sabotagem.

Protegemos os ativos fixos e intangíveis da companhia com ações de Contrainteligência.

Monitoramos colaboradores em cargos e funções-chave e de maior incidência de fraude interna para verifciar se tiveram aumento abrupto (e suspeito) de patrimônio.

Montax soluciona delitos corporativos sofisticados como uso de informação privilegiada para obter vantagem indevida no mercado financeiro (insiders trading), crimes contra a ordem econômica e livre concorrência como o ajuste de preços entre concorrentes e fraudes em processos de licitação.

Montax recolhe provas de crimes de concorrência desleal e a espionagem industrial em nível de grandes corporações, delitos que vem se tornando cada vez mais comum no Brasil.

Violação de segredo industrial e falsificação medicamentos, roupas e outros de produtos e marcas (“pirataria”) são geralmente praticados por concorrentes e organizações criminosas que devem ser identificadas e localizadas.

Marcas e até mesmo Domínios de Internet são alvo de fraudadores que os registram em seus nomes ou em nome de terceiros para chantagem ou enriquecimento ilícito.

Acessamos o Briefing secreto da Montax contra a própria organização cliente para identificar ameaças e vulnerabilidades.

Os serviços de Inteligência também são realizados para a diminuição de “vazamentos”, melhorar a reputação e a imagem corporativa no ambiente real e virtual e para diminuição da capacidade dos adversários de identificar intenção, planos e estratégias da corporação.

 

 

 

Auditoria Preventiva (Investigative Due Diligences)


Montax auxilia departamentos jurídicos de corporações e escritórios de advocacia empresarial na avaliação de ativos e passivos ocultos de empresas em processos de fusão & aquisição ou contratos.

A due diligence investigativa é ferramenta indispensável para evitar consórcios e parcerias desastradas (failure of joint venture).

São pesquisas que antecedem a contratação para a segurança de negócios como alianças, fusões & aquisições, propostas de franqueados, propostas de distribuição/revenda de produtos e serviços ou uso/exploração de tecnologia ou marca mediante royalties.

A Auditoria preventiva está para fornecedores o que o background checks está para os candidatos às vagas de emprego. São serviços de Inteligência e serviços forenses auxiliares de negociações para gerenciamento de riscos corporativos.

As auditorias preventivas da Montax são realizadas por equipe multidisciplnar de analistas de Inteligência, Advogados, Contadores e Engenheiros ambientais acostumados com passivos ocultos de contratos e estatutos sociais, balanços financeiros, processos administrativos e judiciais e investimentos.

É um estudo complexo e detalhado de toda a atividade empresarial e patrimônio corporativo, quer corpóreo quer incorpóreo, bem como fontes reais de receitas e despesas, para a mitigação de riscos de investimentos. A análise do atendimento de normas ambientais é outro aspecto importantíssimo, porém, muitas vezes abandonado por questões culturais e financeiras, mas, que pode causar graves prejuízos para a corporação ou mesmo a responsabilização criminal dos diretores.

Montax presta serviços de Inteligência aplicada à advocacia para evitar fraudes, parcerias desastradas ou mesmo para diminuir o Valor Econômico de ativos em processo de aquisição.

 

 

 

Levantamento de Informações de Negócios (Business Information)


Montax ajuda corporações na identificação plena de pessoas e organizações e para prevenção de fraudes corporativas externas, de ações regressivas decorrentes de reclamações trabalhistas e ações civis de indenização de terceiros contra o fornecedor de mão-de-obra e serviços.

Levantamos informações acerca de fornecedores de produtos e serviços para evitar contratos prejudiciais.

Verificamos/confirmamos os sócios dos fornecedores, a participação dos sócios em outras sociedades, os principais clientes e/ou fornecedores dos fornecedores.

Checamos os antecedentes dos sócios dos fornecedores e o faturamento (real ou presumido) e eventuais problemas financeiros como títulos protestados, emissão de cheques sem fundos e a reputação da empresa.

O histórico de dívidas cíveis, fiscais, trabalhistas e previdenciárias pode revelar ameaça de fraude corporativa externa ou danos decorrentes de ações governamentais e de terceiros.

 

 

 

Recursos Humanos Preventivos (Background Checks)


Por trás de toda organização existem pessoas. Coletamos informações acerca de profissionais para evitar má-contratação. São serviços de Inteligência e investigações corporativas acerca dos antecedentes dos profissionais a fim de prevenir falha ou más-condutas.

Montax atua em ambiente de negócios com muita incidência de fraudes corporativas interna marcado pela omissão das empresas na pesquisa de antecedentes criminais e verificação dos antecedentes profissionais dos candidatos a vagas de emprego.

Background checks da Montax auxilia na prevenção de fraudes corporativas com a verificação de antecedentes de candidatos a vagas de postos-chave da organização com elevado índice de questões criminais e trabalhistas como gerente de suprimentos (compras), financeiro etc.

O simples acesso ao conteúdo de seu perfil em comunidades virtuais pode ajudar com informações acerca da reputação ética de gerentes e demais colaboradores. Na hipótese de perdas por fraudes ou má-gestão, os antecedentes dos evolvidos pode ajudar na responsabilização criminal e cível dos gestores.

Pesquisa de antecedentes ajuda na prevenção de espionagem industrial, fraudes corporativas, má-conduta, faltas ou mau-atendimento de clientes. Evita também ações trabalhistas e previdenciárias decorrentes de fraude judiciária, má-fé ou abuso de álcool e psicotrópicos;

Montax dá suporte a escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de corporações na obtenção de provas (evidências) para aumentar as chances de sucesso das ações judiciais. Localizamos ex-funcionários desonestos e devedores que desaparecem e ativos de devedores que ocultam bens para não pagar dívidas.

 

 

Rio de Janeiro - RJ, Rua Figueiredo Magalhães, 387/801 - Copacabana - CEP: 22031-011

+55 (21) 2143-6516

Conecte-se Conosco